segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sé Catedral

 
- Construída no século XIV, ficou parcialmente destruída com o terramoto de 1755, após o qual foram realizadas grandes obras de reparação.

- É um dos monumentos mais sumptuosos da Vila Adentro, generosamente decorado com talha dourada, embutidos de mármore, painéis de azulejos, pinturas e esculturas.

Palácio Episcopal de Faro-Sé de Faro

A Sé Catedral de Faro, também conhecida por Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria, é um edifício "notável" de Faro situado no largo da Sé.
Foi mandada construir, após a Reconquista cristã, em 1251 pelo Arcebispo de Braga D. João Viegas. Posteriormente foi entregue à Ordem de São Tiago.
Em 1577 tormou-se sede do assento episcopal da Diocese do Algarve, tendo poucos anos depois (1596) sido saqueada e incendiada pelas tropas inglesas doConde de Essex. Reconstruída posteriormente, os terramotos de 1722 e 1755motivaram contudo ainda outras obras. (O campanário inacabado assinala a vida atribulada do edifício.)
Destacam-se, no interior, os conjuntos de talha e o órgão, enquanto que no exterior é de assinalar a excelente vista, sobre a cidade e a ria, que é possível ter do cimo da torre sineira.

Sem comentários:

Enviar um comentário